Pensamento corrompido

Em um mundo onde convicções se misturam com a realidade, temos um movimento quase que homogêneo na forma de pensar.
Em uma pesquisa recente, cinco pessoas, sendo que uma não sabia o que estava por acontecer, mostrou o quanto somos sugestionáveis em nosso pensar.
O coodenador da pesquisa, pergunta para as pessoas presentes, mostrando a figura de um quadrado, que desenho era aquele que ele estava apresentando. E todos respondem: é um quadrado, após uma série de perguntas em que a unanimidade prevalecia, é mostrado para todos duas linhas paralelas e só a pessoa que não sabia o que estava acontecendo, responde certo, os outros, respondem que não. Esta pessoa fica espantada e tenta argumentar sem sucesso.
Após uma série de negativas, esta pessoa que não sabe o que está acontecendo, começa a concordar com as outras, pois, ela crê realmente que está errada em sua leitura, ou seja, somos altamente sugestionáveis tendendo a aceitar quando a maioria diz o que esta certo ou errado.
Não precisamos de convicções, temos que exercer nossos sentidos, estabelecer um pensamento anárquico, aberto, perceptivo e mediado pela nossa conduta moral, pois, creio que só assim podemos progredir em nossa construção de seres humanos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Se eu entendo por natureza o mesmo que você: http://superorbital.blogspot.com/2010/01/divagacoes.html

Anônimo disse...

Esse comentário era para o post anterior!

Postar um comentário